Partindo do entendimento especial da filosofia pedagógica de Malaguzzi Loris, nasceu a idéia de criar um elemento que sugere três centralidades inter-relacionadas, e que produz uma série de situações e experiências entre crianças, professores e familiares.
Além disso, em termos pragmáticos, existe a necessidade de gerar um crescimento progressivo, para o Centro receber mais crianças no futuro, e é através de um sistema modular (baseado nos três centros) que se torna possível a adição de módulos de acordo com as necessidades e possíveis expansões na área.
Seguindo a morfologia do terreno, cria-se um sistema em cadeia, baseado em um módulo tipo que responde aos requerimentos arquitetônicos do programa e segue a espacialidade do centro educacional. Logo, criam-se espaços de encontro para a recreação livre que envolve aprendizado.
O módulo tipo é caracterizado como um espaço flexível e neutro que permite o desenvolvimento de múltiplas atividades no seu interior. Relaciona-se com os espaços externos mais próximos (jardins interno e externo) possibilitando uma relação estreita entre crianças e professores.